Trabalhando os tipos de rochas

         Esta semana nas rodas de leitura, resolvemos diferenciar um pouco a atividade. Eu e a Camila, ambas licenciandas da Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes, resolvemos juntar as nossas turmas para tratar de um assunto em comum com os dois anos que trabalhos, 7º e o 8º anos: Os Tipos de Rochas.
            O objetivo desta atividade diferenciada é verificar o grau de absorção do conteúdo que está sendo tratado através de uma aula expositiva em que é utilizado um modelo didático como material de apoio. O modelo didático escolhido foi a coleção geológica, onde levamos pequenos exemplares de diferentes tipos de rochas para que os alunos vissem de perto o que estava sendo tratado.
            O resultado foi animador, pois percebemos que os alunos sentem-se mais atraídos pelo assunto a partir do momento em que podem visualizar de perto aquilo que estão estudando. A maneira como a atividade foi conduzida despertou o interesse, de modo que muitos dos alunos sentiram-se à vontade para sanar suas dúvidas. Foi uma atividade descontraída, e a partir deste resultado podemos procurar maneiras de enriquecer as rodas de leitura com exemplos palpáveis e principalmente do nosso cotidiano, intervenção essa que facilita o entendimento do aluno.


 Na primeira foto podemos ver que as rochas passaram pelas mãos dos alunos durante a aula. E na segunda imagem, o momento em que as licenciandas estão demonstrando o evento de absorção da água pelo arenito.

Um comentário:

  1. Gostei meninas! Inovar sempre, assim as atividades de rodas de leitura ficam cada vez mais interessantes.

    ResponderExcluir