1° oficina de leitura na escola estadual Horizonta Lemos.

                                      No dia 4 de Outubro ocorreu a primeira oficina de leitura conduzida pela dupla de acadêmicos: Marcelo Wayrs e Cléa Ferreira na escola estadual Horizonta lemos, localizada no bairro Gameleira, integrante de uma nova fase pós mudanças de endereço entre as escolas onde atua o projeto PIBID.
                                      Com a utilização de diversas dinâmicas e material virtual ( textos, vídeos e jogos educativos) foram trabalhados as DST's e seus respectivos métodos de prevenção.
                                      A partir do material apresentado e as discussões subsequentes, foi proposto aos alunos a produção de um texto em  balões no formato de quadrinhos. Com base em alguns critérios de seleção ficou estabelecido uma competição pelo melhor resultado.
                              Embora as normas cultas da língua pudessem ser deixadas de lado, havia que se produzir um texto leve sem restrições de leitura por ofensas ou palavrões. Deste modo  a aluna Ana Laura da Silva Santos, 8° ano B, recebeu o titulo de melhor redação produzida, mediante a seleção feita pelos integrante do projeto.  

Figura 1:  Redação produzida pela aluna Ana Laura da Silva santos.

                              A utilização de um formato de texto diferente facilita a interação do aluno com o assunto apresentado, embora não seja possível  trabalhar o tempo todo sem o modelo usual de texto para analise, é sempre estimulante para o aluno a apresentação de outras opções. Bem como facilita a tarefa dos acadêmicos, futuros profissionais da educação em atrair adeptos ao projeto dentro do ambiente escolar.



Por Cléa Ferreira e Marcelo Wayrs.
Acadêmicos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro -UFTM-

Um comentário:

  1. Olá, parabéns! Também gostei dos quadrinhos. Mas porque as regras da norma culta da língua pode ser deixada de lado? Vamos investir nela também. Até!!

    ResponderExcluir